PetroPET – Programa de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo

Apadrinhamento e orientação aos calouros

O percurso de um aluno na engenharia pode ser uma jornada trabalhosa, cansativa e até estressante. Isso acontece por muitas razões que variam entre os estudantes, podendo estar relacionadas à complicações na vida pessoal, situação socioeconômica e dificuldade de locomoção até a universidade (grandes distâncias, alto custo, precariedade dos transportes, etc.). Sabe-se, portanto, que o bacharelado em engenharia apresenta muitos desafios físicos e psicológicos a serem superados, tais como a alta complexidade, extensão e carga horária das matérias. Além disso, a grande disparidade dos níveis de exigência entre o ensino superior e o ensino médio caracteriza-se como um grande choque à boa parte dos alunos recém chegados à universidade. Essa transição brusca pode desencadear sentimentos de sobrecarga e desmotivação podendo, assim, levar à desistência do curso.

Ao entrar na universidade, os calouros procuram, muitas vezes sem sucesso, obter informações sobre o seu curso, os programas, grupos, bolsas e oportunidades. Assim, o apadrinhamento é algo que facilita essa fase de transição, na qual, nós, graduandos do curso, fazemos a recepção e oferecemos auxílio nos assuntos relacionados à Universidade.

Com o objetivo de acolher e motivar os novos alunos, PetroPET desenvolveu um projeto de acolhimento aos calouros. Assim, concluiu-se que o melhor ambiente para a recepção seria durante a aula da disciplina Introdução à Engenharia de Petróleo. Essa disciplina obrigatória é o primeiro contato que os alunos têm com o cenário da indústria de óleo e gás, abrangendo desde a descoberta do petróleo até a importância dessa commodity para a economia global. Para agregar à primeira experiência no âmbito do petróleo, o Programa PetroPET é apresentado aos alunos recém-chegados e são feitas programações para que os mesmos visitem e conheçam os espaços de trabalho do grupo.

Essa apresentação é constituída, inicialmente, por um bate-papo em sala de aula entre os membros do PetroPET e os calouros. Essa roda de conversa tem o propósito de estabelecer uma conexão inicial com os alunos, para manter um diálogo que será o primeiro passo para avaliar a experiência geral da turma durante seus primeiros meses na UFF. As principais dúvidas e interesses da turma serão anotados e discutidos nas seguintes reuniões do PetroPET para avaliar se existe algum projeto que possa beneficiar futuramente o curso e os estudantes de engenharia de petróleo.

Em seguida, o PetroPET é apresentado pelos seus membros, focando nos seguintes aspectos:

• • Surgimento do PetroPET na UFF
  • • Fundamentos e pilares da PetroPET
  • • Objetivos
  • • Projetos realizados e em andamento pelo PetroPET
  • • Diferentes funções que o PetroPET poderá exercer
  • • Processo seletivo do PetroPET
  • • Benefícios de se tornar um membro

O PetroPET realiza a recepção dos calouros para apresentar oportunidades extracurriculares como visitas técnicas, participação de congressos, entre outras atividades.

Dessa forma, o objetivo final do projeto foca em proporcionar o acompanhamento dos calouros no início da vivência acadêmica, tendo um dos integrantes do PetroPET como “padrinho”, orientando–os no decorrer do primeiro período letivo de estudos, doando e emprestando materiais de estudos, livros, indicando lugares para estudar, projetos dentro da universidade, etc. O objetivo é auxiliá-los nessa fase de adaptação à nova rotina de suas vidas, visto os desafios que uma graduação impõe (certa independência dos pais, morar em outro estado/cidade, fazer novas amizades, mudar o ciclo de convívio, maior carga horária de estudo, etc).

Público Alvo: Calouros do Curso de Engenharia de Petróleo.