PetroPET – Programa de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo

Mapeamento dos professores da Universidade Federal Fluminense que atuam no setor de óleo e gás

A Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (TCE) apresenta importante histórico de contribuição científica e tecnológica com o setor industrial, por meio da colaboração de seus docentes, pesquisadores, alunos de graduação, mestrado e doutorado. Existe, neste cenário de projetos e pesquisas da UFF, uma vasta gama de produção científica e tecnológica aplicada à cadeia produtiva de petróleo, com registros importantes desde a década de 1980, sobretudo, em função de sua abrangência e relevância para o desenvolvimento da sociedade do estado do Rio de Janeiro.

Os polos universitários apresentam um grande quantitativo de professores e mestres que atuam no meio acadêmico concomitantemente na indústria de petróleo. Desta forma, o tutor propôs ao grupo o mapeamento desses professores para facilitar o encontro deles que podem ajudar o grupo na produção de artigos entre outras atividades que não são necessariamente ligadas ao PET, mas pode beneficiar outros grupos da UFF. Essa atividade esclarece o como a indústria de petróleo é completa exige uma interdisciplinaridade com outras engenharias e outras áreas.

Tendo isso em vista, o Projeto Mapeamento de Competências na Indústria do Petróleo busca identificar e conhecer os professores e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense que atuam ou já atuaram, mesmo que, indiretamente, no mercado de petróleo. Um propósito do projeto é permitir que os membros do Grupo PetroPET e os demais alunos de engenharia de petróleo da Escola de Engenharia da UFF possam conhecer os trabalhos em andamento e realizados e possam ter acesso aos docentes para aconselhamento, auxílio em atividades acadêmicas, orientação em atividades extracurriculares e profissionais e participação nos projetos. De posse desse levantamento, é possível integrar-se esforços a partir da união de informações distribuídas em departamentos distintos, de modo a dinamizar as atividades acadêmicas e de pesquisa voltadas ao setor de petróleo na Escola de Engenharia.

O referido projeto com sua fase inicial de diagnóstico e identificação dos pesquisadores e de projetos concluída, permite caracterizar que há um bom portfólio de trabalhos relacionados ao universo de pesquisas científicas e tecnológicas, voltadas à indústria petrolífera, e que o mesmo é multidisciplinar e envolve todos os departamentos da Escola de Engenharia: Engenharia Química e de Petróleo, Produção, Desenho Técnico, Mecânica, Elétrica, Civil, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Com este projeto, mostrou-se que há uma importante contribuição da UFF para o desenvolvimento científico e tecnológico no país, além de destacar as oportunidades que podem ser encontradas no âmbito da universidade pelos alunos de Engenharia de Petróleo e demais interessados no setor de óleo e gás.

Desta maneira, o projeto em questão foca em mapear professores para ajudar outros alunos em determinadas áreas de interesse.

Público Alvo: Inicialmente o grupo PetroPET e, posteriormente, alunos do curso de Engenharia de Petróleo e professores.