PetroPET – Programa de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo

Produção de artigos a serem publicados no COBENGE e CONEPETRO

Uma das atividades que os membros do PetroPET realizam anualmente é a produção de Artigos Científicos para publicação em Congressos como o COBENGE e o CONEPETRO. Nesse ano, os 7 membros atuais já submeteram seus artigos e estamos na fase da aprovação dos mesmos.

Em 2019 alguns membros foram até Fortaleza, no Ceará, para publicar seus Artigos no 46º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). A Maria, representando seu grupo, publicou o artigo sobre “A transformação digital e seu impacto na indústria de óleo e gás e na formação em Engenharia de Petróleo”. O Rayan participou na publicação de dois artigos intitulados “Mapeamento de Competências Sobre a Indústria Petrolífera na Escola de Engenharia da UFF – Universidade Federal Fluminense – Um Estudo Exploratório” e “Contribuição do Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo Para a Organização da XVIII SEMENGE – Semana de Engenharia da UFF”, representando seu grupo no Nordeste.

Já o Donald, representando seu grupo, publicou o Artigo “Educação e formação em Engenharia de Petróleo: a importância das atividades práticas em laboratório para a formação do Engenheiro”. A produção de Artigos Científicos é de extrema importância para o aprimoramento de temas, até mesmo não discutidos em sala de aula e, sobretudo, experiência. Conta também como um diferencial em processos seletivos de vagas de estágio/ emprego, pós-graduações, mestrado e doutorado.

Desta maneira, a atividade em questão visa fazer com que a presença de profissionais e a apresentação de trabalhos vinculados à área do petróleo e ensino a engenharia, são fatores que contribuirão para a aprendizagem e aperfeiçoamento dos participantes do congresso.

Público Alvo: Docentes e estudantes de engenharia e qualquer pessoa que em que seu meio profissional se envolva na indústria petrolífera.

Autor: Sergio Allan Barbosa de Ornellas