O constante desenvolvimento tecnológico, as revoluções industriais e as transformações da indústria na época contemporânea abrangem a indústria de petróleo. Para conhecer este contexto, o Projeto Transformação Digital busca analisar como as transformações digitais têm ocorrido dentro do mercado do petróleo. Além disso, o projeto examina como a Indústria 4.0 vai demandar novas competências dos alunos, impactando a formação dos futuros profissionais do setor petrolífero.
Com o avanço da tecnologia no contexto da Indústria 4.0 surge a necessidade de adaptação, com consequentes benefícios para o mercado, como o aumento da eficiência operacional. A partir disso, foi proposto o desenvolvimento de uma artigo acerca do tema explicitando o que é a transformação digital, suas aplicações na indústria de Petróleo, por quais softwares se expressa e para quais utilidades etc.
O projeto leva em consideração, por exemplo, o uso de softwares e linguagens de programação que podem ser utilizados em toda a escala de produção do óleo, agilizando etapas da escala produtiva e tornando os mecanismos da indústria mais eficientes. Além disso, o projeto verifica algumas das vertentes da Indústria 4.0, abrangendo áreas desde a integração de sistemas e mecanismos de realidade aumentada até a cibersegurança.
O Projeto Transformação Digital foi apresentado na Offshore Technology Conference (OTC) em outubro de 2019 além de ter sido publicado no XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), também em 2019.
Desta maneira, o objetivo do projeto em questão é estudar a expressividade da transformação digital no presente e futuro da indústria petrolífera e produzir conhecimento acerca disso; desenvolvimento ou utilização de algoritmos para poder trabalhar com softwares da área.
Público Alvo: Alunos e profissionais de engenharia interessados no tema.